O mercado de importação no Brasil é muito expressivo e, para quem deseja se manter atualizado, é importante conhecer os principais tipos de importação e os produtos que mais são importados em cada um deles.

1. Importação por conta própria: neste tipo de importação, o próprio importador é responsável por todo o processo de importação, desde a negociação com o fornecedor no exterior até a entrega do produto no país. Os produtos mais importados nessa modalidade são máquinas e equipamentos industriais, eletrônicos e produtos químicos.

2. Importação por encomenda: nesta modalidade, o importador encomenda um produto específico a um fornecedor no exterior e este se responsabiliza por toda a logística, desde a produção até a entrega no país. Os produtos mais importados por encomenda são têxteis, roupas e calçados.

3. Importação por conta e ordem: neste tipo de importação, o importador atua como intermediário entre o fornecedor no exterior e o comprador no país. Nessa modalidade, os produtos mais importados são commodities, como açúcar, café e soja.

4. Importação temporária: nesta modalidade, os produtos são importados para uso temporário e devem ser reexportados após o término do período de uso. Os produtos mais importados nessa modalidade são equipamentos para eventos, como telões e sistemas de som.

5. Importação por drawback: nesta modalidade, o importador importa um produto com isenção de impostos, desde que o produto seja utilizado para produzir um outro produto que será exportado. Os produtos mais importados por drawback são matérias-primas e insumos utilizados na produção de bens exportados, como peças para veículos e produtos químicos.

É importante destacar que a importação de produtos é fundamental para o desenvolvimento econômico do país e, por isso, é preciso estar sempre atento às oportunidades de negócio e contar com assessoria especializada na gestão de seus fretes internacionais.